terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Novela mexicana: reviravolta na renda passiva do apartamento e pequenas divagações


Olá pessoas,

Conforme havia dito em post anterior, no dia 21/01 finalizou o contrato de aluguel do meu apartamento, o que iria impactar muito na minha renda passiva mensal, por um prazo previsto de até seis meses de vacância.

Acontece que, passado o dia 21/01 não obtive notícias sobre a vistoria e a efetiva entrega do imóvel, e somente no dia 24/01, quando tive uma folga e estava me deslocando para a imobiliária para receber informações, me ligaram de lá e disseram o seguinte: "olha, a inquilina ia devolver o imóvel porque adquiriu um apartamento próprio e tinha a intenção de morar nele, no entanto houve algum problema com a documentação na Caixa e o processo dela deve atrasar uns dois a três meses, e aí a gente queria saber se você quer estender o prazo do contrato por mais esse período, o que acha?".

Bem, resolvi aceitar esse prazo extra de três meses, na forma de aditivo contratual, que irá restabelecer esta parte da minha renda passiva por este período. Como pretendo alugá-lo novamente, não vi maiores problemas em prorrogar, mantendo mais uma graninha para os aportes.

Afinal de contas, receber um aluguel é sempre bom, né?
Mas o que me deixou curioso foi o fato de o procedimento atrasar no banco, não acredito que as demandas estejam altas o suficiente para causar tumulto no processo de financiamento. Talvez seja pela menor disponibilidade de recursos, consequência dos saques efetuados da caderneta de poupança, talvez seja só a morosidade de um serviço burocrático que, apesar de a Caixa ser uma empresa pública (pessoa jurídica de direito privado), é praticado, em sua maioria, por empregados públicos (prestam concurso para o emprego mas são celetistas e não possuem estabilidade) que agem como se fossem servidores ocupantes de cargos públicos de regime estatutário e não se preocupam muito com a eficiência na prestação do serviço. 

Talvez seja a documentação da inquilina que esteja fora do requerido, e talvez ela tenha sido ludibriada por um agente "correspondente" Caixa Aqui, que ou é incompetente ou atrasa dolosamente o procedimento para receber mais grana.

Na minha experiência de compra do apartamento aconteceu a última hipótese, fomos enganados por um correspondente Caixa Aqui, em conluio com uma funcionária da própria agência da Caixa. Comprei o apartamento de um parente, e esse parente ficou responsável por dar andamento nos trâmites da compra. Foi até a agência da Caixa, e a funcionária mal intencionada alegou que os financiamentos imobiliários só poderiam ser feitos através de um correspondente Caixa Aqui, indicando convenientemente um que funcionava perto da agência.

Meu parente e eu indo para o correspondente.


Nesse momento a falta de conhecimento prejudicou a mim e a meu parente, que acreditamos na lábia da funcionária e meu parente procurou o correspondente.

Resumo da ópera: O cidadão era completamente inexperiente, perdia prazos e não tinha nenhum traquejo para resolver os problemas, nosso processo demorou mais de 6 meses para ser concluído, com muita dor de cabeça e gastos extras para pedidos de novas certidões em cartório, que excediam o prazo de 90 dias de emissão. Só resolvemos continuar nesse processo porque iríamos gastar mais ainda se iniciássemos um novo e eu não estava com pressa pois não precisava do apartamento. 
Mas disso tudo ficou a lição de buscar conhecimentos sobre aquilo em que pretende mexer e, principalmente, sempre que possível, cortar o intermediário que não serve para quase nada.

Resultado de imagem para apanhar
Aprendemos pelo jeito mais difícil.

P.S.: Fizemos uma reclamação contra a funcionária da Caixa, em meados de 2013, pelas informações falsas e conluio com o correspondente. Até a presente data não recebemos qualquer retorno da Caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário